É normal que minha filha tão pequena já seja tímida?

Postado em 07/01/2018

É normal que minha filha tão pequena já seja tímida?

Sim, a timidez é bem normal entre 1 e 3 anos de idade. Há duas razões principais para explicar a timidez e o excesso de vergonha nessa fase. Uma é o temperamento de cada pessoa. Os especialistas acreditam que a timidez seja em parte genética e em parte resultado das circunstâncias de vida.

Seu filho sempre foi mais quietinho, envergonhado, apegado às pessoas que mais conhecia? Então provavelmente ele é tímido por natureza, e precisa de um pouco mais de tempo para se acostumar a situações novas.

A outra razão é a ansiedade da separação, que aparece praticamente em todas as crianças mais ou menos no final do primeiro ano de vida, e que costuma ir diminuindo quando ela está perto de completar 2 anos.

Ainda não dá para saber ao certo qual é o motivo da timidez do seu filho, mas vocês dois vão se beneficiar se você não esquentar muito a cabeça com isso.

O que você pode fazer para ajudá-lo a se sentir mais seguro para brincar com os amiguinhos ou falar com adultos? Temos algumas dicas:

- Procure não rotulá-lo, chamando-o de "tímido" quando o apresenta aos outros, por exemplo. Se você quer explicar por que ele está com a cabeça enfiada na sua perna, diga talvez: "Ah, não se preocupe, ele demora um pouquinho para se acostumar com pessoas novas, daqui a pouco ele conversa com você".

- Vá brincar junto com ele no começo -- numa festa de aniversário, por exemplo. Quando sentir que está mais à vontade, vá se afastando aos pouquinhos.

- Não faça pouco dos sentimentos dele, mostre que você entende que ele esteja desconfortável naquela situação.

- Sempre que ele se esforçar para conversar com alguém ou brincar com um amiguinho, incentive-o, elogie-o e mostre como a brincadeira está divertida. Um amigo ou um irmão mais expansivos são um ótimo jeito de fazê-lo se soltar mais.

- Procure lugares mais calmos ou com menos crianças para que ele não se assuste e "trave" logo de cara. Chegar cedo a festinhas de aniversário é uma boa dica. E, se ele não conseguir participar da apresentação de teatro da escola, procure não se frustrar. Imagine como você ia se sentir se estivesse diante daquela gente toda olhando para a sua cara.

Outras Notícias

 

Notas baixas no boletim! E agora?
Postado em 14/01/2018

O boletim do seu filho chegou. E tem nota vermelha na parada. Antes de ter uma síncope e sair esbravejando, pare para entender o motivo. Notas vermelhas, ou abaixo da média, nada mais são do que o resultado de um processo. Por isso, é importante, durante todo o bimestr...
leia mais »

Professores dão 11 dicas para se dar bem em provas dissertativas
Postado em 31/12/2017

Em provas dissertativas, nenhuma resposta é dada como opção e a única alternativa é confiar no próprio aprendizado, estudo, dedicação. Como afirma a coordenadora pedagógica do curso Objetivo Vera Lú...
leia mais »

As Crianças e o Mito dos Contos de Fadas
Postado em 24/12/2017

Por que tratamos nossas crianças como brinquedos?

Por que o mundo das crianças está situado numa espécie de reino, o mais distante possível da nossa realidade, um reino repleto de fantasias, de coisas fáceis, de pessoas gentis, onde o bizarro &e...
leia mais »