É normal que minha filha tão pequena já seja tímida?

Postado em 07/01/2018

É normal que minha filha tão pequena já seja tímida?

Sim, a timidez é bem normal entre 1 e 3 anos de idade. Há duas razões principais para explicar a timidez e o excesso de vergonha nessa fase. Uma é o temperamento de cada pessoa. Os especialistas acreditam que a timidez seja em parte genética e em parte resultado das circunstâncias de vida.

Seu filho sempre foi mais quietinho, envergonhado, apegado às pessoas que mais conhecia? Então provavelmente ele é tímido por natureza, e precisa de um pouco mais de tempo para se acostumar a situações novas.

A outra razão é a ansiedade da separação, que aparece praticamente em todas as crianças mais ou menos no final do primeiro ano de vida, e que costuma ir diminuindo quando ela está perto de completar 2 anos.

Ainda não dá para saber ao certo qual é o motivo da timidez do seu filho, mas vocês dois vão se beneficiar se você não esquentar muito a cabeça com isso.

O que você pode fazer para ajudá-lo a se sentir mais seguro para brincar com os amiguinhos ou falar com adultos? Temos algumas dicas:

- Procure não rotulá-lo, chamando-o de "tímido" quando o apresenta aos outros, por exemplo. Se você quer explicar por que ele está com a cabeça enfiada na sua perna, diga talvez: "Ah, não se preocupe, ele demora um pouquinho para se acostumar com pessoas novas, daqui a pouco ele conversa com você".

- Vá brincar junto com ele no começo -- numa festa de aniversário, por exemplo. Quando sentir que está mais à vontade, vá se afastando aos pouquinhos.

- Não faça pouco dos sentimentos dele, mostre que você entende que ele esteja desconfortável naquela situação.

- Sempre que ele se esforçar para conversar com alguém ou brincar com um amiguinho, incentive-o, elogie-o e mostre como a brincadeira está divertida. Um amigo ou um irmão mais expansivos são um ótimo jeito de fazê-lo se soltar mais.

- Procure lugares mais calmos ou com menos crianças para que ele não se assuste e "trave" logo de cara. Chegar cedo a festinhas de aniversário é uma boa dica. E, se ele não conseguir participar da apresentação de teatro da escola, procure não se frustrar. Imagine como você ia se sentir se estivesse diante daquela gente toda olhando para a sua cara.

Outras Notícias

 

Como interpretar os desenhos das crianças
Postado em 15/07/2018

O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação da criança e seu mundo exterior

Segundo os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e Educativo de San Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como algun...
leia mais »

Como ajudar seu filho a construir um projeto de vida
Postado em 08/07/2018

Ter grandes perspectivas de futuro é a forma mais eficaz do jovem compreender que vale a pena investir nos estudos

 

É um fato observado por educadores: ter uma perspectiva de futuro é a forma mais eficaz do jovem compreender que vale a pena ...
leia mais »

12 atividades simples para ajudar seu filho a desenvolver a coordenação motora
Postado em 01/07/2018

Aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos. Veja algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, sugeridas por especial...
leia mais »